Embora o risco de contaminação através de encomendas seja baixo, conforme divulgação da OMS, ele não é inexistente. Quer saber como se proteger do novo coronavírus ao receber o seu produto? Neste post, a DECK&BOX reuniu os principais cuidados que você deve tomar.
A chegada de uma mercadoria comprada pela internet é sempre aguardada com muitas expectativas. Porém, diante do aumento das confirmações de casos de Covid-19 no Brasil, diversas dúvidas sobre o recebimento de encomendas surgiram.
Afinal, quais são os cuidados necessários para reduzir os riscos de contágio através de encomendas? Com as medidas corretas de prevenção, é possível reduzir consideravelmente as possibilidades de infecção. Veja a seguir!
Covid-19: é possível contrair o vírus através de encomendas?
Muitas pessoas se perguntam se encomendas realmente representam uma ameaça à saúde quando o assunto é o novo coronavírus. Em tempos de incertezas, e com o avanço da doença no país, todo cuidado para evitar a infecção é pouco.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco de contaminação através das encomendas não é alto. No entanto, é recomendado seguir as medidas preventivas das autoridades de saúde para proteger-se contra o novo coronavírus ao receber e manusear seu pacotes.
Tempo de vida do novo coronavírus em superfícies
Um artigo publicado pelo New England Journal of Medicine mostra que a preocupação tem certo fundamento. Isso porque o vírus do Covid-19 pode sobreviver fora do corpo de animais ou humanos.
Confira na lista abaixo o tempo aproximado de sobrevivência do novo coronavírus em superfícies, de acordo com a publicação:
- Cobre – cerca de 4 horas
- Papelão – aproximadamente de 24 horas
- Plástico e Aço Inoxidável – até 72 horas
Como a maioria dos produtos entregues em casa contam com embalagens de papelão ou de plástico, vale a atenção redobrada. Por esse motivo, é muito importante seguir as dicas de prevenção do Ministério da Saúde.
Confira as dicas para minimizar os riscos de transmissão por encomendas
O item chegou à sua casa e é hora de recebê-lo? Com cuidados simples, você pode reduzir consideravelmente os riscos de contrair ou transmitir o vírus do Covid-19. Veja a seguir as recomendações para receber encomendas com segurança e se proteger do novo coronavírus.
1 – Combine a melhor forma de entrega
Muitas transportadoras tomaram providências para minimizar os riscos de transmissão durante a entrega de encomendas. Uma delas é a desobrigação da assinatura que confirma o recebimento, evitando que muitas pessoas manuseiem a mesma caneta.
É recomendável também que seja mantida uma distância segura, de pelo menos um metro, entre o entregador e o cliente. Você também pode solicitar que a encomenda seja deixada na porta, por exemplo, reduzindo ainda mais o contato direto.
2 – Descarte a embalagem do produto
Você pode higienizar a embalagem assim que recebê-la, antes de abrir, com álcool 70%. De qualquer maneira, lembre-se de descartá-la para eliminar o risco de contaminação de outras superfícies.
Lembre-se também de não levar as mãos aos olhos, à boca ou ao nariz enquanto estiver manuseando a encomenda, ok?
3 – Higienize as mãos após o manuseio
Uma das principais orientações do Ministério da Saúde é lavar as mãos com frequência, durante 20 segundos. Especialmente após receber o produto e descartar a embalagem. O simples ato de lavar as mãos da maneira correta já promove a desinfecção e reduz os riscos de contágio.
Além disso, acompanhe as atualizações divulgadas pelas autoridades de saúde – nacionais e internacionais – e siga as recomendações adicionais para evitar a transmissão pelo novo coronavírus de outras formas.
Gostou destas dicas? Compartilhe com amigos e familiares os cuidados com encomendas para a prevenção do Covid-19 e vamos superar esse momento juntos!